terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Carreira - Vagas na Área de TI

Olá Pessoal,

Aqui estou eu, postando pela segunda vez. Eu deveria escrever somente amanhã (quarta-feira) e ainda peço desculpas ao Daniel, prometi que falaria sobre Software Livre X Software Proprietário, porém li uma matéria na Computer World (Futuro de TI no Brasil está em Xeque por Falta de Profissionais) que me impressionou e principalmente, me indignou!

Mas acreditem, o que me indignou não foi a matéria e sim os comentários que li referente a ela.

Na matéria falam sobre a necessidade ou não da faculdade que, somente a faculdade não basta. Mostraram algumas estatísticas sobre vagas geradas x profissionais formados.

Até ai, nao vejo novidades e a tendência realmente era esta e já era conhecida a alguns anos.

Porém os comentários foram interessantes, vou citar alguns trechos deles:

"...Eu tenho pena de quem estuda TI hoje em qualquer faculdade , seja ela pública ou privada e acha que somente com esse conhecimento vai chegar em algum lugar...não tem mais vaga para quem so tem faculdade ,nem para estagiário nem para trainee serve , abandonem a faculdade e troquem de área se não puderem bancar cursos e cursos de especializaçao que custam mais do que voce vai ganhar , se você não é rico então esqueça...Corram porque está uma vergonha ,as empresas pagam matérias nas midias para dizer que sobra vaga , mas é mentira ,façam engenharia , isso sim sobra vaga e paga bem e so precisa ter a faculdade que várias empresas vão querer te contratar...CORRAM DE INFORMÁTICA !!!"

"...O ideal seria que fizessemos greve para eles darem valor ao profissional"

"Desistam de Estudar Informatica
Pessoal do jeito que as coisas estão indo estudar Informatica no Brasil não esta valendo apena. Tenho curso Superior em INFO, experiencia 7 anos como Suporte TI e o maximo que consegui foi ganhar R$ 800,00 como CLT...."

Sou profissional de TI há 18 anos (desde meus 15 anos ja trabalho na área), fui docente em uma grande instituição de ensindo durante uns 6 anos e neste longo período vi muitas coisas e o que mais me surpreendeu, é que estes relatos absurdos nao me surpreenderem.

Vamos falar um pouco sobre mercado de TI. Para voces o que é um bom profissional?

Para mim a formula é bem básica e serve para qualquer área:
Caráter+Ética+Qualificações+Comprometimento=Excelente Profissional


Vamos aos casos práticos:

Você é gerente de TI de uma grande empresa, nesta empresa você possui um grande ambiente baseado em Linux. Com as mudanças de leis sobre crimes digitais e até pelo mercado competitivo você precisa investir em segurança da informação, sendo assim você precisa montar uma equipe responsável por esta área.

Como você compõe seus profissionais? será que tem profissioal certificado LPI3 no
Brasil? Certificações em Segurança da Informação?

Sim, tem poucos...bem poucos e não são nada para a demanda. Como podemos em uma contratação, definir se ele é bom no que faz?? O único termômetro é a certificação.

Outra situação:

Seu ambiente é Microsoft, seu firewall rodando com ISA Server, Bancos SQL Server, Sevidor Exchange, etc.

Você precisa contratar um profissional, quantos MCSE existem no mercado? e outra pergunta mais interessante, quantos profissionais certificados MCSE atualizam suas certificações regularmente?

Estas vagas existem e não são anunciadas, senão chovem currículos que nem chegam perto da necessidade. Pagam bem?? sim, pagam muito bem.

Vamos a alguns cases:

Tenho um amigo, vou citar o nome pois ele merece e é um grande profissional.

Uma vez eu estava em Peuibe e encontrei o Ricardo Lourenço, amigo de adolecência, ja estávamos adultos (sou uns 5 anos mais velho do que ele) e eu já dava aulas na tal instituição conforme comentei.

Ele havia acabdo o colegial e me fez uma pergunta ele disse assim:

"Quero aprender informatica, o que faço?"

Falei pra ele fazer um curso básico, para conhecer o que faz cada área e depois escolher a áerea e estudar focado no assunto.

Bom, o Ricardo pegou 100 reais, colocou no bolso, subiu em cima da CG e se mudou pra São Paulo (sem exagero, foi exatamente assim). Fez um curso de manutenção de micros, no meio do curso ele me disse: "Ja decidi, quero aprender programação".

Detalhe, como ele pagou o curso?? ele deu os 100 reais de entrada... arrumou um emprego de Motoboy e pagou o restante, fez cursos de programação, inclusive os da certificação da Microsoft. Conseguiu um emprego na área.

Hoje? É um excelente profissional, nunca ficou desempregado, quando cansa, muda de emprego.

Moral da história, investimento não é gasto. Quem quer estudar e se qualificar tem emprego.

É importante diferenciar "Pessoa que Trabalha com Informátida" de "PROFISSIONAL de Informática". Em qualquer área, Profissional significa pessoa ESPECIALIZADA, um profissional deve se especializar (mesmo engenheiros, falam de engenheiros como se eles fossem vagabundos, nao estudassem e principalmente como se nao se especializassem).

Como o Ricardo, posso citar mais alguams pessoas como meu grande amigo Paulo Sá (Paulinux), José Carlos (Zéééé), Gabriel Viégas, Daniel Damiani, Vivian Satie entre muitos outros que não citei aqui, mas que ou são extremamente qualificados ou estão a caminho e bem encaminhados para o grande sucesso profissional.

E tão importante quanto, estes profissioais são éticos e muito comprometidos com seu trabalho e com o que fazem.

Eu concluo dizendo: Sim há muitas vagas. Não, não há profissionais qualificados. são raros.

Pensem amigos, você tem cuidado da sua carreira como deveria?

Grande Abraço a todos.

5 comentários:

  1. Nossa....achei mais que absurdo aqueles comentários, foi ridículo! O mercado de trabalho de TI só é difícil para quem não se esforça para ao menos tentar aprender algo!
    E bem colocado o que escreveu sobre o comentário do "engenheiro" só ele para dizer que engenheiro só precisa de uma faculdade... os colegas de profissão dele deveriam ficar envergonhados com uma declaração dessas...
    E para finalizar e pela segunda vez, Parabens sobre o assunto escolhido, mto interessante!

    Bjoooss

    ResponderExcluir
  2. Puxa, gostei de ver meu nome publicado.
    Entendo que parte do problema é muito parecido com o que acontece com arquitetos, saem da faculdade achando que vão ser Niemeyers, o mesmo acontece na área de TI. Acho que em qualquer ramo ou área profissional isto acontece. Basta conhecer? Fazer uma faculdade? Uma especialização? Um MBA? Uma pós? Se o "profissional" sonha que hoje em dia, faz curso e especializa-se e tá garantido, esquece. No Brasil sobram vagas, mas e porque tanto desemprego? O que falta é ser VENDEDOR, desde que nascemos temos que VENDER, seja no profissional seja no pessoal.
    Quem não é vendedor hoje em dia, não tem chance, talvez concorra a uma vaga no MIT, mas vai ter que ser no mínimo um gênio, e ainda assim vai ter que vender a geniosidade ao instituto.
    O problema do cara ser qualificado e não ter emprego, ou conseguir um emprego de apenas 800 pila, é pura incompetência. Claro que os fatores macroeconômicos contribuem, mas falta networking e muita venda.
    As pessoas podem ter toda a qualificação do mundo, mas se não vendem a sua imagem, se não se mostram para o mercado, nunca vão conseguir nada.
    Não concluí nenhum dos cursos de graduação que comecei (não foram poucos), mas desde que decidi começar a trabalhar, não fiquei nem uma semana sem trabalho.
    Os Brasileiros também sonhamm muito com emprego com carteira assinada, entrar as 8 e sair as 18. Os tempos mudaram gente. Emprego será uma coisa do passado em muito pouco tempo.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  3. Seguindo os princípios dos profissionais, temos técnicos em cabeamento estruturado e puxadores de cabos, técnicos em manutenção de micro-computadores e "micreiros", os montadores de máquina.

    Sem falar nos "L+Users"

    Espero que possamos fazer mais trabalhos juntos.
    Me lembro da Satie na sala de aula, hoje nos coloca no bolso e se marcar, leva pra passear...

    Qualquer coisa estamos aí para o que der e vier... Bob, meu endereço continua sendo o mesmo, querendo é só aparecer, sabe que será sempre bem vindo por essas bandas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria, gostei mesmo, principalmente quando destacou de saber diferenciar de quem trabalha com informática e profissional de informática. No mercado de trabalho tem muito disso (sei porque conheço muita gente que só tem uma graduação e mais nada, e ta ai na área de TI), enquanto os verdadeiros profissionais sempre estão buscando algo a mais para complementar seu curriculo e conhecimento. (Por isso que muita gente que esta nessa area acha que ganha pouco...rsrs)...

    Abraço para todos. Ah e lembrando aqui sobre o Paulo Sá (Paulinux) e realmente posso afirmar, é extremamente qualificado e encaminhado para o sucesso profissional como citou o amigo da matéria ai...

    Tchau galera...

    ResponderExcluir
  5. E ae sr Bob, bem legal o comentario, ainda mais usando exemplos reais que somos nós que estamos ao redor.......
    Obrigado pela citação, valeu pelo reconhecimento.

    Vale citar que:
    - realmente comecei do nada, mas com muito muito esforço muita vontade de crescer.
    - tive um bom orientador e uma boa ajuda para seguir os cursos reconhecidos e realmente eficientes
    - nao economizei nos cursos e qualificações.
    - estudei muito, muito mesmo por anos, virando noites estudando ou dando duro tentando aprender mais e me desenvolver na minha profissão.
    - entrei com junior em uma multinacional e em 1 ano eu tinha quase tão bons conhecimentos técnicos e sobre os sistemas da empresa quanto ao analista senior. Enquanto a maioria se diverte e descansa eu dormia com livros no colo até avançar suficiente para deixar de ser junior.
    - trabalhei muito de graça, nos sábados e feriados apenas para aprender ou melhorar os conhecimentos. Anos depois, essa experiência me rendeu um bom salário.
    - nunca desisti nem parei de buscar novas oportunidades de crescimento e de aumentar meu conhecimento e principalmente minhas qualificações.
    - enquanto muitos se preocupam em segurar o emprego eu sempre me baseei em melhorar minhas qualificações, para assim, conseguir alcançar vagas com muito mais facilidade.

    Abração e espero ter ajudado quem está buscando oportunidades..

    ResponderExcluir