quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Crise Econômica e o Mercado de TI

Olá Pessoal, hoje é meu primeiro post neste blog, e o mais interessante, este é o meu primeiro blog da vida.

Bom, espero saber fazer isto direito e conto com a ajuda de vocês.

Para iniciar, resolvi combinar o Blog com o Post, o que quero dizer é: O Blog para mim é um grande desafio, entao o primeiro post deve ser também um grande desafio.

Pretendo falar sobre algo que não entendo bem e não tenho pleno conhecimento, assim como muitos de nós. A CRISE ECONÔMICA.

Vou utilizar como base o comentário postado pelo Colunista da ComputerWorld Frank Hayes, que vocês podem ler no link abaixo:

Demissões são apenas o início dos problemas da Microsoft

Esta matéria reflete a gravidade da crise econômica mundial que, nem de longe chegou ao Brasil, apesar de já estar nos afetando, as demissões das grandes ainda nao começaram no Brasil e se já, me parece um número muito pequeno (ainda).

Na matéria fala-se da Microsoft indo para o buraco, sinceramente sabemos da crise, é possível a Microsoft ter prejuizos, mas acreditar no seu fim, acho um pouco demais e mesmo acreditar que ela terá o mesmo rumo da IBM.

Porém, levando a parte mais importante passo a pensar, o fato da Microsoft nao ter o lucro esperado, a Sun demitindo, e muitas outras empresas de TI e fabricantes de Software passando maus bocados com a crise, significa óbviamente que o mercado não está comprando.

Aqui vem a pergunta para posts e pensamentos e iniciarmos nossa discussão:

Será que a crise não favorece o crescimento do Software Livre? Será que este não é um grande momento para os Gerentes e Gestores de TI tirarem da gaveta aquele projeto de Software Livre e gerar uma real economia para a empresa?

Na minha visão existe uma grande oportunidade para o Software Livre e acredito que neste ano haverá um grande crescimento da utilização e necessidade de serviços de consultores nesta área, gerando um mercado estável para quem vive neste mundo.

Abraços a Todos.

5 comentários:

  1. Bobbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb!

    Você trabalha numa Fabrica de Software!!!!

    Isso é mau-agouro!

    hehehehe mas sem brincadeiras concordo contigo. Acho que ai está a grande oportunidade msm, de quem tem um programinha em um pendrive, distribuir por ai e lucrar com isso! Viva a liberdade! Vamos liberar geral heheheheh.

    Beijão.

    P.S.: Meu sonho era criar um blog....

    Ass. Su

    ResponderExcluir
  2. Comentando sobre o avanço do software livre, devemos pensar que toda a mudança de software em uma empresa gerará custos e são esses que estão sendo cortados no momento. É possível até acreditar que essa seja a chama piloto para um boom do software livre, porém as empresas deverão passar esse período turbulento e quando houver o reaquecimento, caminhar para essa solução. Creio que a curto prazo o cenário se manterá incipiente, mas a longo prazo ser explosivo.

    ARTUR JORGE
    GERENTE DE PROJETOS

    ResponderExcluir
  3. Além do que já foi descrito nos comentários acredito que provavelmente muitas das empresas que estão em crise financeira só não virarão lenda se conseguirem uma adaptação com software livre. Este tipo de situação crescendo, cada vez mais será necessário a contratação de Consultores. Enfim, acredito que a crise fechará algumas portas e abrirá outras. Vamo ver no que dá.

    Ass. José Carlos

    ResponderExcluir
  4. Oie...

    Primeiramente quero te parabenizar pelo seu blog e pelo seu primeiro post que mostrou com muita inteligência a sua visão da crise. E realmente está certo, pois cada vez mais as empresas terão que buscar soluções mais economicas e eficazes para poderem sobreviver em meio a esse caos!!! E nada mais inteligente do que o uso do Software livre!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Bom Amigo, parabéns pelo blog.

    Recentemente criei um blog e sei das dificuldades. Quanto a sua pergunta, pode sim ser este o momento do software livre, porém não podemos esquecer que contra o software livre pesa os altos custos da equipe técnica, para projeto, implementação e manutenção das soluções propostas com software livres.

    ResponderExcluir